A EXPERIÊNCIA DE FORMAR E SER FORMADO POR MEIO DA MENTORIA
- Marcelo Vilhena Silva

- 3 de dez.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez.

Em 2022 vivenciei, provocado por Carlos Thiengo, minhas primeiras experiências como mentor. Eu morava em Cotia, coordenava (a convite do Marcos Biasotto) as categorias de performance da base do São Paulo FC e, logo no início do ano comecei a acompanhar, como mentor, três promissores profissionais: Álvaro Martins, Felipe Almeida e Alexandre Batista.
Cada um deles me apresentou, em um 1° momento, uma demanda específica. Álvaro, hoje um dos auxiliares de Fernando Seabra, buscava retornar ao mercado. Alê, atualmente na Associação Ferroviária de Esportes, estava nos Estados Unidos e precisava de apoio para coordenar um projeto de futebol. Felipe Almeida, hoje treinador do Sub-12 do Botafogo, enfrentava a dúvida sobre qual caminho profissional seguir.
Foi com eles que descobri que participar do desenvolvimento de outros profissionais poderia ser transformador não apenas para eles, mas também para mim.
Acompanha-los por meio da mentoria impactou o meu próprio caminho. Logo percebi que cada desafio apresentado e cada resposta construída contribuía para o meu desenvolvimento. O processo me preparou e me deu ferramentas para lidar com as situações que eu vivia naquele momento e que viveria posteriormente nos clubes pelos quais passei.
Confesso que, no início, senti que não seria capaz. Senti medo. Carregava uma questionamento silencioso de quem reconhece suas próprias limitações. Mas, no final deu certo. Álvaro retorno ao mercado e cresceu dentro dele. Alê construiu uma série de caminhos e processos e assumiu um projeto maior. Felipe fez sua escolha e acumula conquistas. Olhando para trás, vejo o quanto crescemos. Eles e eu.
De lá para cá já acompanhei mais de 20 profissionais (um dia falo deles). Eles ganharam confiança, assumiram maiores protagonismos, conquistaram novos cargos e/ou reencontraram seus propósitos.
E eu, aprendi com todos!
Cada parceria me trouxe a certeza de que contribuir com a formação de profissionais é uma das formas mais nobres de contribuir com a transformação do futebol, com a minha transformação e da minha vida. Cada parceria me ensinou que, quando compartilhamos nossas experiências e nosso conhecimento, multiplicamos nosso impacto.
Hoje, tenho o entendimento que mentorar me mantém conectado a minha essência e a um dos meus propósitos: contribuir com o processo de formação de profissionais que buscam a excelência, que tem coragem de se expor e que querem construir um caminho de sucesso.
Também tenho o entendimento que as parcerias tem início, meio e fim. A vida é feita de ciclos.
Por isso chegou o momento de estabelecer novas parcerias, de caminhar ao lado de novos mentorados, de resolver novos problemas, de encontrar novas respostas, de construir novas pontes e de fortalecer o desenvolvimento das carreiras de novos profissionais.
Se você é um profissional disposto a dar um passo rumo à excelência e tem o desejo de participar de uma parceria como essa, entre em contato. Estou te aguardando!. Vai ser um prazer fazer parte da sua jornada.



Comentários